Publicado em

Estresse do bigode. Muitos donos de gatos não sabem o que é.

O nome é estranho e você talvez nunca tenha ouvido falar. Estresse do bigode ou whiskers stress foi o nome dado pela medicina veterinária a um problema que afeta os gatos numa quantidade muito maior do que se imagina. E que passa despercebido aos donos dos bichanos, mesmo os mais dedicados.

Gatos têm muitos bigodes e eles nem de longe funcionam como os nossos cabelos. São muito mais rígidos e profundamente enraizados no corpo porque têm como função coletar e transmitir informações sobre o ambiente, indispensáveis à sobrevivência. Informam sobre a forma, a distância e a textura de objetos, a temperatura e pressão do ar, e a direção dos ventos.

A ligação com os sistemas muscular e nervoso do gato tornam os bigodes uma região do corpo ultrassensível. Um gato alimentado em potes que o obrigam a encostar os bigodes repetidamente em suas bordas pode sofrer de estresse do bigode por essa razão. A sensação pode causar incomodo ou dor, dependendo do gato.

Os sintomas incluem pedir comida com o pote ainda abastecido ou retirar a comida do pote com a pata para comê-la no chão. Em alguns casos o animal também pode apresentar um comportamento agressivo quando é alimentado.

Observe o comportamento do seu gato e considere mudar o pote em que ele se alimenta ou bebe água. A maioria dos comedouros nacionais ainda segue o modelo com formato redondo que possibilita o estresse do bigode, mas já existem alternativas diferenciadas no exterior e uma no mercado brasileiro. A BichoFino criou um modelo exclusivo para esse fim, que além de fazer bem ao gato enfeita qualquer ambiente. Vale conferir em https://bichofino.com/produto/comedouro-sushi/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *